A escolha de um bom profissional pode fazer toda a diferença na concretização de seu sonho, seja o seu lar, o seu negócio ou aquele imóvel para investimento.
Segundo pesquisa do CAU/BR DATAFOLHA, menos de 15% dos entrevistados que já fizeram reformas e construções utilizaram os serviços de uma arquiteto ou engenheiro. A questão financeira foi o principal motivo pela preferência por mestres de obras e pedreiros. Outra questão levantada nesta pesquisa foi que entre os entrevistados que realizaram obras, a grande maioria disse que a experiência foi ruim, por uma série de problemas, mas enfatizando a dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada. No gráfico abaixo retirado da pesquisa, retrata as principais dificuldades mencionadas pelos participantes.
Fonte da imagem: CAU/BR DATAFOLHA
"Falta de conhecimento e má assessoria são os principais motivos para uma previsão incorreta dos gastos."
Tendo em vista todos esses pontos levantados nessa pesquisa, vamos deixar aqui 6 motivos para contratar um arquiteto e minimizar as possíveis dores de cabeça ao realizar uma reforma ou construção:
1. Conhecimento técnico e novas soluções
Um arquiteto tem o conhecimento técnico necessário para encontrar soluções diversas no espaço que está sendo projetado, adequando a cada necessidade e estilo do cliente. Para isso este profissional está sempre atento a novos materiais, tecnologias e soluções.
2. Espaço bem aproveitado
Sabe aquela área de serviços que parece não ter espaço para nada? Um arquiteto sempre acha um cantinho para encaixar uma tábua de passar roupas dobrável, um pequeno armário para vassouras, ou um varal diferente (porque existem muitos tipos, sabia?). Ou aquela sala de TV gigante que você não sabe como posicionar os móveis. Unindo um bom estudo de layout e um vasto repertório de soluções e criatividade, conseguimos encontrar a melhor organização do seu espaço.
3. Planejamento
É comum as pessoas terem pressa para a obra ficar pronta e ver logo o resultado. Mas é importante que você busque um arquiteto com antecedência antes de iniciar o quebra-quebra. Este profissional vai saber explicar as etapas de um projeto e da obra e te dar uma estimativa de tempo para tudo se concretizar. Existe um passo a passo! Planejamento é economia, de tempo, de materiais, de retrabalhos, de dinheiro.
4. Otimização do seu investimento
Como arquitetos, lidamos com os sonhos das pessoas. Muitas delas passam anos economizando para montar o lar que desejam, por isso temos a responsabilidade de otimizar ao máximo o valor investido pelo cliente. A experiência de um profissional da arquitetura ajuda a encontrar os materiais com maior custo x benefício, as quantidades corretas para compra dos materiais e o planejamento da obra através de um projeto de qualidade. Imprevistos durante a obra sempre acontecem, mas o projeto ajuda muito a minimizá-los.
5. Valorização do imóvel
Uma simples consultoria de interiores pode trazer uma grande melhoria para um imóvel de aluguel. Tanto para a pessoa que vai alugar e quer deixar o ambiente mais a sua cara, ou para o dono do imóvel que vai conseguir alugar mais rápido e por um valor mais alto.
6. Ambientes com identidade
As pessoas normalmente relacionam a arquitetura apenas ao lado estético, porém vai muito além disso, precisamos analisar os ambientes primeiramente pelo ponto de vista funcional, organizando os espaços e adequando às necessidades e rotinas de quem às utiliza. Após feito essa análise entramos na parte estética, onde unimos a nossa criatividade a uma boa leitura do estilo do cliente, resultando em ambientes esteticamente agradáveis, bem resolvidos e com personalidade!
Quanto vale a realização do seu sonho?
Gosto de enfatizar que a contratação de um arquiteto não é um gasto, mas sim um investimento em qualidade de vida e bem estar, pois é dentro de ambientes construídos que passamos 90% das nossas vidas. Por que não deixar esses ambientes mais agradáveis?
Commentaires